quinta-feira, 25 de março de 2010

Ana Esteves

Minha alma e meu universo são feitos de cores.
São dores coloridas, tristezas berrantes e alegrias luminosas. Não posso conceber um mundo em preto e branco. Deste meu universo e alma é que importo minhas imagens. Às vezes apenas as pinço sem nem mesmo conceitua-las ou transforma-las em pensamento. São apenas visões, aparições, desnudas de qualquer razão. Outras vezes elas me vêm de muito pensar, de uma viagem nas profundezas do meu ser. De qualquer forma, o que me importa é o fazer. É o poder expressar o que tiro de dentro de mim. Não me interessam conceitos que possam dar, pois certamente não serão iguais aos meus. Me interessa o olhar de cada um sobre minha obra, o que ela causa, o que ela leva, o que ela me retorna e como retorna. Deste retorno cato os resíduos que serão o começo, talvez, de meu próximo trabalho.

Ana Esteves
Nascimento: 09/12/1957
e-mail: ana.esteves@ig.com.br

Licenciada em Arte Educação pela Escola Guignard (UEMG – Universidade Estadual de Minas Gerais) – 2004

Formação Profissional:
1984 – Curso INAP (Instituto Nacional de Artes de Projetos) de Programação Visual - BH
1984 – Estágio na Agencia Norton Propaganda – BH
1987 a 1994 – Formatação e Arte Final – Agencia publicitária Marca Registrada S.A. - BH
1989 – Festival de Inverno da UFMG – Oficina de Ilustração
1995 a 2000 – Janela Gráfica Ilustração e Comunicação Visual Ltda: criação, editoração e arte final - BH
2000 – Curso de Educação Artística (Licenciatura) pela Escola Guignard (UEMG)
2001 – Curso de Filosofia da Arte com o Prof. Moacyr Laterza
2002 – Estágio em Escola Municipal Maria de Rezende Costa – Ensino Fundamental - BH
2002 – Estágio em ONG – Memória Gráfica typographia escola de gravura
2003 – Oficina de Desenho Animado com César Mauricio Alberto
2003 – Vivência Musical coordenada por Gislene Marino, professora da Escola de Música da UFMG
2003 – Oficina “Escrever sem Doer”, ministrada por Ronald Claver
2003 a 2007 – Formação Continuada do Instituto Ayrton Senna
2004 a 2006 – Formação continuada do Instituto Credicard – Programa Jovens Escolhas

Experiência Profissional:
1987 a 1994 – Agencia de Publicidade Marca Registrada S.A – BH Produção e Arte Final
1995 a 2000 – Janela Gráfica Ilustração e Comunicação Visual Ltda –BH Criação, Editoração e Produção Gráfica, com conhecimento dos Programas Photoshop, Corel Draw, Page Maker, Quark Express e Word
2003 – Oficina de cerâmica para adolescentes da ASSPROM – Associação Profissionalizante do Menor de BH
2003, 2004, 2005 e 2006 – Feira de Cerâmica do Mercado Santa Tereza – BH
2003 a 2007 – Educadora da Memória Gráfica typographia escola de gravura – BH
2009 – Feira de Cerâmica do Mercado Distrital do Cruzeiro – BH

Publicações:
· Rótulos de caixinhas e produtos de perfumaria: Kanechomn, Água de Cheiro, FANAPE (Fábrica Nacional de Perfumes S.A)
· Formatação de livros didáticos para Editora Arco-íris (Curitiba) e Editora Formato (BH)
· Projeto Gráfico e formatação do 10. Censo Cultural de Minas Gerais (1994) – Secretaria de Estado e Cultura MG
· Projeto Gráfico, ilustrações e formatação de Cartilhas para ASSPROM
· Programação Visual e Peças para o Festival Internacional de Teatro “Palco & Rua” – Centenário de Belo Horizonte
· Projeto Gráfico e formatação da Revista Referência (Centro de Referencias dos Professores Municipais “Prof. Hélio de Oliveira” – Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Pedro Leopoldo
· Marcas para Congressos, lojas e empresas
· Folders e cartões de natal para empresas como Andrade Gutierrez, Água de Cheiro, Casa do Vinho, CL Assessoria em Comunicações, etc.
· Agenda 1999 a 2006 para ASSPROM

Nenhum comentário:

Postar um comentário